CRÍTICA PARA MEMORIZAÇÃO DE OBRAS LITERÁRIAS
Twenty Thousand Leagues Under the Sea
57 |
Jules Verne |
PURPOSE, ORIGINALITY AND GOOD TASTE OF THE FICTION: Dar a volta ao mundo num submarino é, realmente, uma história original. Não tem muita ciência, como no romance da ida à lua, e, por isso, é uma história de fácil leitura e muito interessante. Li esta história aos meus catorze anos de idade mas, como não me lembrava de nada, foi como se a tivesse lido pela primeira vez.
RHYTHM OF THE FICTION OF ITS SCENES AND DIALOGUES: Normal
EMOTIONAL ASPECTS IN THE CHARACTERS AND IN THE READER: Normal
PSYCHOLOGICAL ANALYSIS OF THE CHARACTERS (OR OTHERS HOW EPOCHS, SOCIAL MEDIUM, ETC): Normal
DESCRIPTIVE IMAGES OF SCENES OR OBJECTS: Normal
STRUCTURE OF SCENES: Normal
IDIOM AND WRITING: Obra em língua Inglesa. Por toda ela encontrei um texto límpido, uma mensagem clara e um vocabulário rico. Devo assinalar que o vocabulário sendo rico não é excessivamente difícil nem mesmo difícil o que torna a leitura destas obras de Júlio Verne muito aconselhável para consolidação do vocabulário mais corrente e para decorarmos a ortografia dessas palavras.
|
Bichos
58 |
Miguel Torga |
PURPOSE, ORIGINALITY AND GOOD TASTE OF THE FICTION: Nesta obra Miguel Torga põe os animais a raciocinar como os humanos. É, assim, uma maneira de mostrar o quanto amava os animais. Mas há muito mais pois Miguel Torga escreve na aldeia e sobre a aldeia de um modo e maneira inigualáveis mostrando como também a amava. É uma obra maravilhosa.
RHYTHM OF THE FICTION OF ITS SCENES AND DIALOGUES: Excelente
EMOTIONAL ASPECTS IN THE CHARACTERS AND IN THE READER: Excelente
PSYCHOLOGICAL ANALYSIS OF THE CHARACTERS (OR OTHERS HOW EPOCHS, SOCIAL MEDIUM, ETC): Normal
DESCRIPTIVE IMAGES OF SCENES OR OBJECTS: Normal
STRUCTURE OF SCENES: Normal
IDIOM AND WRITING: Obra em língua Portuguesa. Por toda ela encontrei um texto límpido uma mensagem clara e um vocabulário rico. |
The Mysterious Island
59 |
Jules Verne |
PURPOSE, ORIGINALITY AND GOOD TASTE OF THE FICTION: Tendo lido esta obra, em língua Portuguesa, na minha juventude, já não me lembrava de nada e foi uma surpresa agradável esta segunda leitura. É das obras mais volumosas de Júlio Verne, com muitos exemplos científicos de como sobreviver numa ilha isolada, muito bonita e com um final feliz como é habitual. É de notar que a ilha isolada possui um mistério muito interessante. A originalidade está em todas as teorias científicas expostas nesta obra pelo autor.
RHYTHM OF THE FICTION OF ITS SCENES AND DIALOGUES: Normal
EMOTIONAL ASPECTS IN THE CHARACTERS AND IN THE READER: Normal
PSYCHOLOGICAL ANALYSIS OF THE CHARACTERS (OR OTHERS HOW EPOCHS, SOCIAL MEDIUM, ETC): Normal
DESCRIPTIVE IMAGES OF SCENES OR OBJECTS: Normal
STRUCTURE OF SCENES: Normal
IDIOM AND WRITING: Obra em língua Inglesa. Por toda ela encontrei um texto límpido, uma mensagem clara e um vocabulário rico. Devo assinalar que o vocabulário sendo rico não é excessivamente difícil nem mesmo difícil o que torna a leitura destas obras de Júlio Verne muito aconselhável para consolidação do vocabulário mais corrente e para decorarmos a ortografia dessas palavras. |
Jane Eyre
60 |
Charlotte Bronte |
PURPOSE, ORIGINALITY AND GOOD TASTE OF THE FICTION: O conjunto de acontecimentos que constituem a ação desta narrativa são, verdadeiramente, muito bem escolhidos transformando-se numa história muito bem imaginada do princípio até ao seu final, inteligente, criativa, de muito bom gosto e sensibilidade e, por vezes, surpreendente. Neste aspeto é o melhor romance que leio até ao momento. É um romance excecional.
RHYTHM OF THE FICTION OF ITS SCENES AND DIALOGUES: Muito bom. Diria, mesmo, extraordinário.
EMOTIONAL ASPECTS IN THE CHARACTERS AND IN THE READER: Extraordinário
PSYCHOLOGICAL ANALYSIS OF THE CHARACTERS (OR OTHERS HOW EPOCHS, SOCIAL MEDIUM, ETC): Muito bom
DESCRIPTIVE IMAGES OF SCENES OR OBJECTS: Muito bom
STRUCTURE OF SCENES: Excelente
IDIOM AND WRITING: Obra em língua Inglesa. Por toda ela encontrei um texto límpido, uma mensagem clara e um vocabulário rico.
|
Frankenstein
61 |
Mary Shelley |
PURPOSE, ORIGINALITY AND GOOD TASTE OF THE FICTION: A originalidade desta obra encontra-se na marginalização do monstro pela sociedade e na sua inevitável vingança ficando nós cientes que a culpa foi, é e será sempre da sociedade e não do indivíduo isolado. A ficção é triste, pesada, arrasta-se e não tem nada diferente deste pesadelo do monstro a matar pessoas. Gostei da obra, mas, não muito.
RHYTHM OF THE FICTION OF ITS SCENES AND DIALOGUES: Normal
EMOTIONAL ASPECTS IN THE CHARACTERS AND IN THE READER: É uma obra um pouco triste e pesada. O monstro tem, ao início, bons sentimentos mas, modifica-se.
PSYCHOLOGICAL ANALYSIS OF THE CHARACTERS (OR OTHERS HOW EPOCHS, SOCIAL MEDIUM, ETC): Um pouco acima do normal
DESCRIPTIVE IMAGES OF SCENES OR OBJECTS: Normal
STRUCTURE OF SCENES: Normal
IDIOM AND WRITING: Obra em língua Inglesa. Por toda ela encontrei um texto límpido, uma mensagem clara e um vocabulário rico.
|
Wuthering Heights
62 |
Emily Bronte |
PURPOSE, ORIGINALITY AND GOOD TASTE OF THE FICTION: A originalidade desta obra está na descrição da vida de duas quintas de uma aldeia inglesa. Não narra o viver de pessoas ricas ou instruídas mas menciona o dia a dia de agricultores de uma aldeia, os seus sentimentos e vivências. É um romance de ódios e amores levados aos extremos. É uma das obras que mais gostei de ler. Classifico-a como uma obra extraordinária.
No último capítulo das ajudas: http://www.jorgereal.pt/6/19-emily-12--ap.htm podemos encontrar no fim da página uma crítica à obra feita por: Charlotte Brontë
RHYTHM OF THE FICTION OF ITS SCENES AND DIALOGUES: Bom
EMOTIONAL ASPECTS IN THE CHARACTERS AND IN THE READER: Extraordinário
PSYCHOLOGICAL ANALYSIS OF THE CHARACTERS (OR OTHERS HOW EPOCHS, SOCIAL MEDIUM, ETC): Extraordinário
DESCRIPTIVE IMAGES OF SCENES OR OBJECTS: Normal
STRUCTURE OF SCENES: Boa
IDIOM AND WRITING: Obra em língua Inglesa. Por toda ela encontrei um texto límpido, uma mensagem clara e um vocabulário rico. |
HEART OF DARKNESS 63 |
Joseph Conrad |
PURPOSE, ORIGINALITY AND GOOD TASTE OF THE FICTION: Esta obra conta-nos uma história dos primeiros colonos em África. Recordemos que a África viveu sempre num grande isolamento cultural e comercial e, ainda, era um território com doenças terríveis que matavam os colonos e os nativos. A história é, também, uma crítica ao comportamento humano no ambiente da selva Africana.
RHYTHM OF THE FICTION OF ITS SCENES AND DIALOGUES: Normal
EMOTIONAL ASPECTS IN THE CHARACTERS AND IN THE READER: Normal
PSYCHOLOGICAL ANALYSIS OF THE CHARACTERS (OR OTHERS HOW EPOCHS, SOCIAL MEDIUM, ETC): Bom
DESCRIPTIVE IMAGES OF SCENES OR OBJECTS: Normal
STRUCTURE OF SCENES: Normal
IDIOM AND WRITING: Obra em língua Inglesa. Por toda ela encontrei um texto límpido, uma mensagem clara e um vocabulário rico. |
The Fellowship of the Ring 64 |
J. R. R. Tolkien |
PURPOSE, ORIGINALITY AND GOOD TASTE OF THE FICTION: Nesta obra existe um anel mágico e diabólico. Este anel sendo quase indestrutível toda a história se centra no problema de fazer com que este anel deixe de existir para salvar o mundo que J R R Tolkien imaginou e todos os estranhos seres que nele habitam. É uma história muito bonita.
RHYTHM OF THE FICTION OF ITS SCENES AND DIALOGUES: Normal
EMOTIONAL ASPECTS IN THE CHARACTERS AND IN THE READER: Normal
PSYCHOLOGICAL ANALYSIS OF THE CHARACTERS (OR OTHERS HOW EPOCHS, SOCIAL MEDIUM, ETC): Normal
DESCRIPTIVE IMAGES OF SCENES OR OBJECTS: Normal
STRUCTURE OF SCENES: Normal
IDIOM AND WRITING: Obra em língua Inglesa. Por toda ela encontrei um texto límpido, uma mensagem clara e um vocabulário rico. |
The High Mountains of Portugal 65 |
Yann Martel |
PURPOSE, ORIGINALITY AND GOOD TASTE OF THE FICTION: É um romance moderno, com uma construção moderna e um fim inesperado. Lê-se bem e gostei.
RHYTHM OF THE FICTION OF ITS SCENES AND DIALOGUES: Normal
EMOTIONAL ASPECTS IN THE CHARACTERS AND IN THE READER: Normal
PSYCHOLOGICAL ANALYSIS OF THE CHARACTERS (OR OTHERS HOW EPOCHS, SOCIAL MEDIUM, ETC): Normal
DESCRIPTIVE IMAGES OF SCENES OR OBJECTS: Normal
STRUCTURE OF SCENES: Normal
IDIOM AND WRITING: Obra em língua Inglesa. Por toda ela encontrei um texto límpido, uma mensagem clara e um vocabulário rico. |
The Two Towers 66 |
J. R. R. Tolkien |
PURPOSE, ORIGINALITY AND GOOD TASTE OF THE FICTION: Esta obra é original pois, apesar de nos envolver e falar de muitos seres imaginários, não se distancia da realidade direi, mesmo, que corre sempre paralela ao mundo real. Com isto quero também afirmar que a imaginação do autor nunca nos choca por exagerada ou deslocada, ou ainda, pelo mau gosto. Termino por dizer que é uma obra extraordinária, pelo bom gosto, pela forte imaginação, pelas semelhanças com a normalidade e a realidade. Adorei ler esta obra e os volumes anteriores do mesmo autor.
RHYTHM OF THE FICTION OF ITS SCENES AND DIALOGUES: Normal
EMOTIONAL ASPECTS IN THE CHARACTERS AND IN THE READER: Normal
PSYCHOLOGICAL ANALYSIS OF THE CHARACTERS (OR OTHERS HOW EPOCHS, SOCIAL MEDIUM, ETC): Normal
DESCRIPTIVE IMAGES OF SCENES OR OBJECTS: Normal
STRUCTURE OF SCENES: Normal
IDIOM AND WRITING: Obra em língua Inglesa. Mesmo falando-nos de seres imaginários por toda ela encontrei um texto límpido, uma mensagem clara e um vocabulário rico. |
Gulliver’s Travels 67 |
Jonathan Swift |
PURPOSE, ORIGINALITY AND GOOD TASTE OF THE FICTION: É uma obra original pela forte imaginação do autor em que se cria uma história de gigantes e anões. Porém nunca se distancia demasiado do mundo real e em tudo apresenta semelhanças com este. De muito bom gosto gostei muito de ler esta obra.
RHYTHM OF THE FICTION OF ITS SCENES AND DIALOGUES: Normal
EMOTIONAL ASPECTS IN THE CHARACTERS AND IN THE READER: Normal
PSYCHOLOGICAL ANALYSIS OF THE CHARACTERS (OR OTHERS HOW EPOCHS, SOCIAL MEDIUM, ETC): Normal
DESCRIPTIVE IMAGES OF SCENES OR OBJECTS: Normal
STRUCTURE OF SCENES: Normal
IDIOM AND WRITING: Obra em língua Inglesa. Por toda ela encontrei um texto límpido, uma mensagem clara e um vocabulário rico. |
Harry Potter and the Cursed Child 68 |
J. K. Rowling, John Tiffany & Jack Thorne |
PURPOSE, ORIGINALITY AND GOOD TASTE OF THE FICTION: Esta obra é uma bonita peça de teatro, cheia de imaginação mas correndo sempre paralela com a realidade. Estas obras são sempre um espelho da realidade.
RHYTHM OF THE FICTION OF ITS SCENES AND DIALOGUES: É uma peça de teatro
EMOTIONAL ASPECTS IN THE CHARACTERS AND IN THE READER: Normal
PSYCHOLOGICAL ANALYSIS OF THE CHARACTERS (OR OTHERS HOW EPOCHS, SOCIAL MEDIUM, ETC): Normal
DESCRIPTIVE IMAGES OF SCENES OR OBJECTS: Normal
STRUCTURE OF SCENES: É uma peça de teatro
IDIOM AND WRITING: Obra em língua Inglesa. Por toda ela encontrei um texto límpido, uma mensagem clara e um vocabulário rico. |
The Return of The King 69 |
J. R. R. Tolkien |
PURPOSE, ORIGINALITY AND GOOD TASTE OF THE FICTION: O Senhor dos Anéis é uma das maiores, mais importantes e maravilhosas obras por mim lidas. Não há palavras para expressar a grandeza desta obra! A imaginação nunca é excessiva correndo sempre paralela à realidade. Fortemente original nenhuma outra obra se lhe compara.
RHYTHM OF THE FICTION OF ITS SCENES AND DIALOGUES: Normal
EMOTIONAL ASPECTS IN THE CHARACTERS AND IN THE READER: Normal
PSYCHOLOGICAL ANALYSIS OF THE CHARACTERS (OR OTHERS HOW EPOCHS, SOCIAL MEDIUM, ETC): Normal
DESCRIPTIVE IMAGES OF SCENES OR OBJECTS: Normal
STRUCTURE OF SCENES: Normal
IDIOM AND WRITING: Obra em língua Inglesa. Por toda ela encontrei um texto límpido, uma mensagem clara e um vocabulário rico. |
The Tales of Beedle the Bard 70 |
J. K. Rowling |
PURPOSE, ORIGINALITY AND GOOD TASTE OF THE FICTION: Contos para jovens feiticeiros. Uma pequena continuação aos contos de Harry Potter.
RHYTHM OF THE FICTION OF ITS SCENES AND DIALOGUES: Normal
EMOTIONAL ASPECTS IN THE CHARACTERS AND IN THE READER: Normal
PSYCHOLOGICAL ANALYSIS OF THE CHARACTERS (OR OTHERS HOW EPOCHS, SOCIAL MEDIUM, ETC): Normal
DESCRIPTIVE IMAGES OF SCENES OR OBJECTS: Normal
STRUCTURE OF SCENES: Normal
IDIOM AND WRITING: Obra em língua Inglesa. Por toda ela encontrei um texto límpido, uma mensagem clara e um vocabulário rico. |
The Pickwick Papers 71 |
Charles Dickens |
PURPOSE, ORIGINALITY AND GOOD TASTE OF THE FICTION: Não diria que a ficção é original, é pelo contrário uma história comum, no entanto, ler esta obra, é um formidável exercício de língua Inglesa.
RHYTHM OF THE FICTION OF ITS SCENES AND DIALOGUES: Normal
EMOTIONAL ASPECTS IN THE CHARACTERS AND IN THE READER: Normal
PSYCHOLOGICAL ANALYSIS OF THE CHARACTERS (OR OTHERS HOW EPOCHS, SOCIAL MEDIUM, ETC): Normal
DESCRIPTIVE IMAGES OF SCENES OR OBJECTS: Normal
STRUCTURE OF SCENES: Normal
IDIOM AND WRITING: Obra em língua Inglesa. Por toda ela encontrei um texto límpido, uma mensagem clara e um vocabulário rico. |
The Adventures of Tom Sawyer 72 |
Mark Twain |
PURPOSE, ORIGINALITY AND GOOD TASTE OF THE FICTION: É uma história original em que os principais personagens são crianças. É terna, é carinhosa, cheia de sentimento, profundamente humana, enfim: maravilhosa. Tem um fim surpreendente pois o mau da história morre de um modo inesperado e atroz.
RHYTHM OF THE FICTION OF ITS SCENES AND DIALOGUES: Normal
EMOTIONAL ASPECTS IN THE CHARACTERS AND IN THE READER: Normal
PSYCHOLOGICAL ANALYSIS OF THE CHARACTERS (OR OTHERS HOW EPOCHS, SOCIAL MEDIUM, ETC): Normal
DESCRIPTIVE IMAGES OF SCENES OR OBJECTS: Normal
STRUCTURE OF SCENES: Normal
IDIOM AND WRITING: Obra em língua Inglesa. Por toda ela encontrei um texto límpido, uma mensagem clara e um vocabulário rico. |
The War of the Worlds 73 |
Herbert George Wells |
PURPOSE, ORIGINALITY AND GOOD TASTE OF THE FICTION: Os romances de guerra nunca são originais. A violência em pequena ou em grande escala é, sempre, um sinal de loucura. No entanto, esta história, na época em que foi escrita, teve um final original, o modo como os marcianos foram mortos foi, para a altura da primeira edição, bastante original.
RHYTHM OF THE FICTION OF ITS SCENES AND DIALOGUES: Normal
EMOTIONAL ASPECTS IN THE CHARACTERS AND IN THE READER: Normais
PSYCHOLOGICAL ANALYSIS OF THE CHARACTERS (OR OTHERS HOW EPOCHS, SOCIAL
MEDIUM, ETC):
DESCRIPTIVE IMAGES OF SCENES OR OBJECTS: Normais
STRUCTURE OF SCENES: Normais
IDIOM AND WRITING: Obra em língua Inglesa. Por toda ela encontrei um texto límpido, uma mensagem clara e um vocabulário rico. |
My Brilliant Friend 74 |
Elena Ferrante |
PURPOSE, ORIGINALITY AND GOOD TASTE OF THE FICTION: Esta obra trata os problemas da adolescência. As amizades e as vivências de um grupo de adolescentes da cidade de Nápoles em Itália. Obra muito bonita, interessante e moderna na liberdade com que trata os problemas da adolescência. No entanto já é literatura para maiores de 18 anos...
RHYTHM OF THE FICTION OF ITS SCENES AND DIALOGUES: Normal
EMOTIONAL ASPECTS IN THE CHARACTERS AND IN THE READER: Normal
PSYCHOLOGICAL ANALYSIS OF THE CHARACTERS (OR OTHERS HOW EPOCHS, SOCIAL MEDIUM, ETC): Bom
DESCRIPTIVE IMAGES OF SCENES OR OBJECTS: Normal
STRUCTURE OF SCENES: Normal
IDIOM AND WRITING: Obra em língua Inglesa. Por toda ela encontrei um texto límpido, uma mensagem clara e um vocabulário normal. Não tive dificuldades a ler esta obra pois o seu vocabulário não é difícil. Lembro que se é bom lermos obras de vocabulário difícil também é necessário lermos as obras mais fáceis para consolidação do vocabulário e aprendermos a ortografia das palavras inglesas. |
Murder on the Orient Express 75 |
Agatha Christie |
PURPOSE, ORIGINALITY AND GOOD TASTE OF THE FICTION: Trata-se de uma obra muito bem contada e, por isso, quase real. De notável neste policial é o perdão do assassino que é mandado embora em paz!! Nunca tinha lido uma obra com um final assim. Um assassínio não pode ter uma justificação principalmente quando é intencional como se descreve neste romance. Mas, nesta obra, o assassino tem perdão!
RHYTHM OF THE FICTION OF ITS SCENES AND DIALOGUES: Normal
EMOTIONAL ASPECTS IN THE CHARACTERS AND IN THE READER: Normal
PSYCHOLOGICAL ANALYSIS OF THE CHARACTERS (OR OTHERS HOW EPOCHS, SOCIAL MEDIUM, ETC): Normal
DESCRIPTIVE IMAGES OF SCENES OR OBJECTS: Normal
STRUCTURE OF SCENES: Normal
IDIOM AND WRITING: Obra em língua Inglesa. Por toda ela encontrei um texto límpido, uma mensagem clara e um vocabulário rico. |
The Master of the World 76 |
Jules Verne |
PURPOSE, ORIGINALITY AND GOOD TASTE OF THE FICTION: Este romance trata a história de um inventor e seu invento. Como é natural em Júlio Verne o invento é um carro demasiado veloz para o seu tempo e que, por isso, coloca em perigo todos os outros veículos que circulem pela mesma via. Além de carro muito veloz este veículo consegue, também, fazer de barco, submarino e avião!! Esta história é a segunda parte de um romance e a primeira parte tem o nome de «Robur the Conqueror» que ainda não encontrei à venda para a poder ler.
RHYTHM OF THE FICTION OF ITS SCENES AND DIALOGUES: Normal
EMOTIONAL ASPECTS IN THE CHARACTERS AND IN THE READER: Normal
PSYCHOLOGICAL ANALYSIS OF THE CHARACTERS (OR OTHERS HOW EPOCHS, SOCIAL MEDIUM, ETC): Normal
DESCRIPTIVE IMAGES OF SCENES OR OBJECTS: Normal
STRUCTURE OF SCENES: Normal
IDIOM AND WRITING: Obra em língua Inglesa. Por toda ela encontrei um texto límpido, uma mensagem clara e um vocabulário rico. |
The Prince and the Pauper 77 |
Mark Twain |
PURPOSE, ORIGINALITY AND GOOD TASTE OF THE FICTION: Esta ficção conta-nos as aventuras de Eduardo VI filho de Henrique VIII de Inglaterra. Revela-nos as regras de uma governação justa e humana. Está muito bem contada, é muito interessante e divertida. Mark Twain escreveu a história em Língua Inglesa antiga do tempo de Henrique VIII o que torna a sua leitura e compreensão mais difícil.
RHYTHM OF THE FICTION OF ITS SCENES AND DIALOGUES: Normal
EMOTIONAL ASPECTS IN THE CHARACTERS AND IN THE READER: Normal
PSYCHOLOGICAL ANALYSIS OF THE CHARACTERS (OR OTHERS HOW EPOCHS, SOCIAL MEDIUM, ETC): Normal
DESCRIPTIVE IMAGES OF SCENES OR OBJECTS: Normal
STRUCTURE OF SCENES: Normal
IDIOM AND WRITING: Obra em língua Inglesa.
|
Great Horror Stories 78 |
Tales by Stoker, Poe, Lovecraft and Others
Edited by John Grafton Introduction by Mike Ashley
DOVER THRIFT EDITIONS |
PURPOSE, ORIGINALITY AND GOOD TASTE OF THE FICTION: As histórias são interessantes e li-as durante as férias de Agosto de 2017, no Algarve, juntamente com o livro «The Prince and the Pauper».
RHYTHM OF THE FICTION OF ITS SCENES AND DIALOGUES:
EMOTIONAL ASPECTS IN THE CHARACTERS AND IN THE READER:
PSYCHOLOGICAL ANALYSIS OF THE CHARACTERS (OR OTHERS HOW EPOCHS, SOCIAL MEDIUM, ETC):
DESCRIPTIVE IMAGES OF SCENES OR OBJECTS:
STRUCTURE OF SCENES:
IDIOM AND WRITING: Pequenos contos em língua Inglesa. Por todos eles encontrei um texto límpido, uma mensagem clara e um vocabulário rico. |
Manhã Submersa 79 |
Vergílio Ferreira |
PURPOSE, ORIGINALITY AND GOOD TASTE OF THE FICTION: Posso dividir a análise desta obra em duas partes:
Primeira parte: Todo este conto está intencionalmente feito para ensinar o leitor a pensar, para ajudar o leitor a melhorar o seu caráter, para criar defesas contra as adversidades da vida. Os seminários de modo nenhum são o que o autor descreve, não são uma prisão, nunca o foram, os seus alunos não pensam daquela maneira. No entanto a obra está escrita desta maneira para ser um alerta e estimular o leitor a melhorar o caráter e a força de vontade. Vergílio Ferreira deu o seu nome à biblioteca de Gouveia na Serra da Estrela que é a terra onde nasceu e cresceu o meu pai. Daí me veio um interesse maior em ler as suas obras e comecei pela «Manhã Submersa». Vinte anos antes José Régio (que deu o seu nome à biblioteca de Vila do Conde) escreveu o romance «Jogo da Cabra Cega». O título do primeiro capítulo desta obra é «O Gosto de Vaguear de Noite» que em si próprio é uma decadência pois as pessoas normais não vagueiam de noite mas dormem cansadas do trabalho. Em toda a obra não existem uma vírgula ou um acento que não sejam uma decadência começando no início da obra com pequenas decadências até ao final da obra em que o principal personagem está praticamente doente. Até mesmo quando José Régio coloca os personagens a discutir literatura à mesa do café até isso é, também, uma decadência. Nada nesta obra, mas mesmo nada, deixa de ser uma decadência. E, desta forma, José Régio nos ensina uma grande lição sobre a vida, emendo: muitas lições sobre a maneira de vivermos a nossa vida. José Régio e Vergílio Ferreira têm, assim, algumas semelhanças nas suas duas obras. Posso ainda dizer que em «Manhã Submersa» algumas das suas passagens me lembram a poesia de José Régio pelo seu grito, determinação e coragem. A «Manhã submersa» e o «Jogo da Cabra Cega» não são romances comerciais não foram feitos com a intenção de se venderem em grande quantidade são obras de arte em que predominam os juízos de valor referentes à distinção entre o bem e o mal, entre o belo e o feio. Temos de estar preparados e atentos a estes juízos de valor.
Segunda parte: Vergílio Ferreira através desta obra lança um protesto contra a imposição de os padres terem de permanecer celibatários, não se poderem casar, não lhes ser permitido criar filhos. É evidente que a Santidade do rebanho seria a mesma com os padres casados!
RHYTHM OF THE FICTION OF ITS SCENES AND DIALOGUES: Normal
EMOTIONAL ASPECTS IN THE CHARACTERS AND IN THE READER: Normal
PSYCHOLOGICAL ANALYSIS OF THE CHARACTERS (OR OTHERS HOW EPOCHS, SOCIAL MEDIUM, ETC): Normal
DESCRIPTIVE IMAGES OF SCENES OR OBJECTS: Normal
STRUCTURE OF SCENES: Normal
IDIOM AND WRITING: Obra em Língua Portuguesa. Por toda ela encontrei um texto límpido, uma mensagem clara e um vocabulário rico. |
Aparição 80 |
Vergílio Ferreira |
PURPOSE, ORIGINALITY AND GOOD TASTE OF THE FICTION: Toda esta obra, como a anterior, está intencionalmente feita para ensinar o leitor a pensar, para ajudar o leitor a melhorar o seu caráter, para criar defesas contra as adversidades da vida.
RHYTHM OF THE FICTION OF ITS SCENES AND DIALOGUES: Normal
EMOTIONAL ASPECTS IN THE CHARACTERS AND IN THE READER: Normal
PSYCHOLOGICAL ANALYSIS OF THE CHARACTERS (OR OTHERS HOW EPOCHS, SOCIAL MEDIUM, ETC): Normal
DESCRIPTIVE IMAGES OF SCENES OR OBJECTS: Normal
STRUCTURE OF SCENES: Normal
IDIOM AND WRITING: Obra em Língua Portuguesa. Por toda ela encontrei um texto límpido, uma mensagem clara e um vocabulário rico. |
Contos 81 |
Vergílio Ferreira |
PURPOSE, ORIGINALITY AND GOOD TASTE OF THE FICTION: Estes contos não estão feitos com a intencionalidade de serem perfeições artísticas como as obras anteriores. Pelo contrário são meros retratos da vida na aldeia mas nem por isso, os contos, são menos preciosos. Gostei tanto deles que vai ficar aqui registado que deverei lê-los uma segunda e, mesmo, uma terceira vez.
RHYTHM OF THE FICTION OF ITS SCENES AND DIALOGUES: Normal.
EMOTIONAL ASPECTS IN THE CHARACTERS AND IN THE READER: Nomal.
PSYCHOLOGICAL ANALYSIS OF THE CHARACTERS (OR OTHERS HOW EPOCHS, SOCIAL MEDIUM, ETC): Normal.
DESCRIPTIVE IMAGES OF SCENES OR OBJECTS: Normal.
STRUCTURE OF SCENES: Normal.
IDIOM AND WRITING: Obra em Língua Portuguesa. Por toda ela encontrei um texto límpido, uma mensagem clara e um vocabulário rico. |
The Picture of Dorian Gray 82 |
Oscar Wilde |
PURPOSE, ORIGINALITY AND GOOD TASTE OF THE FICTION: Esta obra trata o mais antigo problema da humanidade: «As más companhias». E pouco mais é necessário dizer, apenas que está muito bem pensada e é interessante da primeira à última página.
RHYTHM OF THE FICTION OF ITS SCENES AND DIALOGUES: Normal
EMOTIONAL ASPECTS IN THE CHARACTERS AND IN THE READER: Normal
PSYCHOLOGICAL ANALYSIS OF THE CHARACTERS (OR OTHERS HOW EPOCHS, SOCIAL MEDIUM, ETC): Normal
DESCRIPTIVE IMAGES OF SCENES OR OBJECTS: Normal
STRUCTURE OF SCENES: Normal
IDIOM AND WRITING: Obra em língua Inglesa. Por toda ela encontrei um texto límpido, uma mensagem clara e um vocabulário rico. |
The Devoted Friend
The Happy Prince
The Selfish Giant
The Birthday of the Infanta
The Fisherman and his soul
The Star Child
The Young King 83 |
Oscar Wilde |
PURPOSE, ORIGINALITY AND GOOD TASTE OF THE FICTION: Todos estes contos são muito interessantes e possuem uma moral.
RHYTHM OF THE FICTION OF ITS SCENES AND DIALOGUES: Normal
EMOTIONAL ASPECTS IN THE CHARACTERS AND IN THE READER: Normal
PSYCHOLOGICAL ANALYSIS OF THE CHARACTERS (OR OTHERS HOW EPOCHS, SOCIAL MEDIUM, ETC): Normal
DESCRIPTIVE IMAGES OF SCENES OR OBJECTS: Normal
STRUCTURE OF SCENES: Normal
IDIOM AND WRITING: Contos em língua Inglesa. Em todos eles encontrei um texto límpido, uma mensagem clara e um vocabulário rico. |
An Ideal Husband 84 |
Oscar Wilde |
PURPOSE, ORIGINALITY AND GOOD TASTE OF THE FICTION: Esta peça de teatro trata a questão da corrupção, a ânsia e fraquezas pelo dinheiro fraudulento. É muito bonita, interessante e prende-nos do princípio ao fim
RHYTHM OF THE FICTION OF ITS SCENES AND DIALOGUES: Normal
EMOTIONAL ASPECTS IN THE CHARACTERS AND IN THE READER: Normal
PSYCHOLOGICAL ANALYSIS OF THE CHARACTERS (OR OTHERS HOW EPOCHS, SOCIAL MEDIUM, ETC): Normal
DESCRIPTIVE IMAGES OF SCENES OR OBJECTS: Normal
STRUCTURE OF SCENES: Normal
IDIOM AND WRITING: Obra em língua Inglesa. Por toda ela encontrei um texto límpido, uma mensagem clara e um vocabulário rico. |
The Importance of Being Earnest 85 |
Oscar Wilde |
PURPOSE, ORIGINALITY AND GOOD TASTE OF THE FICTION: É uma peça de teatro interessante e agradável.
RHYTHM OF THE FICTION OF ITS SCENES AND DIALOGUES: Normal
EMOTIONAL ASPECTS IN THE CHARACTERS AND IN THE READER: Normal
PSYCHOLOGICAL ANALYSIS OF THE CHARACTERS (OR OTHERS HOW EPOCHS, SOCIAL MEDIUM, ETC): Normal
DESCRIPTIVE IMAGES OF SCENES OR OBJECTS: Normal
STRUCTURE OF SCENES: Normal
IDIOM AND WRITING: Obra em língua Inglesa. Por toda ela encontrei um texto límpido, uma mensagem clara e um vocabulário rico. |
The Maias 86
Translated by Patricia McGowan Pinheiro and Ann Stevens
Carcanet Press Limited in association with The Calouste Gulbenkian Foundation 1993 |
Eça de Queirós |
PURPOSE, ORIGINALITY AND GOOD TASTE OF THE FICTION: A Arte de uma obra escrita está na mensagem que nos transmite. Sem essa mensagem a obra seria pobre e só para entretenimento. A mensagem que Eça de Queirós nos deixou ficar é a de uma sociedade rica mas doente em todos os aspetos da vida quotidiana. Ao «Carlos» Eça afirma que no sofá, e a fumar, se deixava levar pela languidez e lassidão. «Carlos» e os amigos, «Ega» por exemplo, não convivem com raparigas solteiras, pelo contrário assediam, em todo o romance, mulheres casadas e elas aceitam o assédio!! Repito que nem por uma vez conversam ou convivem com raparigas solteiras. «Carlos» estudou mas nunca trabalhou. Nenhum deles trabalha. Desde o princípio ao fim do romance Eça diz mal da sociedade que descreve, mostra os seus vícios, e nem por um momento diz algo que seja bom alguma coisa que seja uma qualidade, mas, pelo contrário, está sempre a pôr defeitos. A meio do romance descreve-nos uma corrida de cavalos e até isso é uma grande confusão, mediocridade e decadência. Para terminar é importante não esquecer que todo o romance foi construído, foi escrito, para mostrar a decadência da sociedade endinheirada. «Carlos» diz a «Ega» nas páginas finais da obra: Falhámos na vida menino! E «Ega» responde: Creio que sim. Mas todo o mundo mais ou menos a falha. Direi, eu, que não há, no texto, uma vírgula, palavra, frase ou acento que não sejam uma decadência. Tudo é decadente do princípio ao fim do romance. E é aqui, precisamente, que se encontram toda a Arte e importância deste romance.
RHYTHM OF THE FICTION OF ITS SCENES AND DIALOGUES: Normal
EMOTIONAL ASPECTS IN THE CHARACTERS AND IN THE READER: Magnífico
PSYCHOLOGICAL ANALYSIS OF THE CHARACTERS (OR OTHERS HOW EPOCHS, SOCIAL MEDIUM, ETC): Abundante
DESCRIPTIVE IMAGES OF SCENES OR OBJECTS: Normal
STRUCTURE OF SCENES: Normal
IDIOM AND WRITING: Obra em língua Inglesa. Por toda ela encontrei um texto límpido, uma mensagem clara, um vocabulário acessível e uma frase fácil e compreensível. Obra boa para se aprender a ortografia. |
Two by Two 87 |
Nicholas Sparks |
PURPOSE, ORIGINALITY AND GOOD TASTE OF THE FICTION: Esta obra conta-nos a história de um publicitário, as suas dificuldades profissionais, o seu divórcio, a partilha da filha, o seu novo casamento com uma antiga amiga e, finalmente, a perda da irmã com cancro. É uma história bem escrita com uma leitura espontânea e natural, com um vocabulário fácil que permite decorar a ortografia e falando-nos veladamente dos valores familiares na vida moderna.
RHYTHM OF THE FICTION OF ITS SCENES AND DIALOGUES: Normal
EMOTIONAL ASPECTS IN THE CHARACTERS AND IN THE READER: Normal
PSYCHOLOGICAL ANALYSIS OF THE CHARACTERS (OR OTHERS HOW EPOCHS, SOCIAL MEDIUM, ETC): Normal
DESCRIPTIVE IMAGES OF SCENES OR OBJECTS: Normal
STRUCTURE OF SCENES: Normal
IDIOM AND WRITING: Obra em língua Inglesa. Por toda ela encontrei um texto límpido, uma mensagem clara, um vocabulário acessível e uma frase fácil e compreensível. Obra para se aprender a ortografia. |
The Awakening 88
Dover Thrift Editions |
Kate Chopin |
PURPOSE, ORIGINALITY AND GOOD TASTE OF THE FICTION: É uma obra que nos fala de liberdade pessoal, liberdade individual. Nem sempre os casamentos correm bem!! É uma obra para ser lida por adultos, por pessoas mais experientes.
RHYTHM OF THE FICTION OF ITS SCENES AND DIALOGUES: Normal
EMOTIONAL ASPECTS IN THE CHARACTERS AND IN THE READER: Normal
PSYCHOLOGICAL ANALYSIS OF THE CHARACTERS (OR OTHERS HOW EPOCHS, SOCIAL MEDIUM, ETC): Normal
DESCRIPTIVE IMAGES OF SCENES OR OBJECTS: Normal
STRUCTURE OF SCENES: Normal
IDIOM AND WRITING: Obra em língua Inglesa. Por toda ela encontrei um texto límpido, uma mensagem clara e um vocabulário rico. |
The Catcher in the Rye 89
Penguin Fiction |
J. D. Salinger |
PURPOSE, ORIGINALITY AND GOOD TASTE OF THE FICTION: Esta obra é, em tudo, semelhante a outras duas obras por mim lidas: «O Jogo da Cabra Cega» de José Régio e «Os Maias» de Eça de Queiróz. Esta obra de Salinger segue as mesmas linhas artísticas das duas obras citadas. É uma forte crítica à personalidade dos jovens americanos. O personagem principal “Holden Caulfield”, ainda menor de idade, é retratado como um jovem imaturo, pouco estudioso e com uma linguagem popular de gíria de rua. Este jovem Caulfield pretende ser o retrato de muitos jovens americanos com sérios problemas de inadaptação à escola. Saliento que este jovem Caulfield não é, nunca, retratado como má pessoa. Mas apenas como um jovem de personalidade pouco definida, frágil e inadaptado à escola e ao estudo. Toda a obra se encontra escrita em gíria dos jovens. Diria mesmo que não existe na obra uma frase que não esteja recheada de gíria. Este facto é, por si, uma crítica negativa a essa mesma linguagem. A arte destas três obras encontra-se em retratar a mediocridade com o maior realismo possível!!! E de modo a parecer como verdadeira! Quanto mais verdadeira nos parecer essa mediocridade mais artística se torna a obra escrita!!!
RHYTHM OF THE FICTION OF ITS SCENES AND DIALOGUES: Normal
EMOTIONAL ASPECTS IN THE CHARACTERS AND IN THE READER: Normal
PSYCHOLOGICAL ANALYSIS OF THE CHARACTERS (OR OTHERS HOW EPOCHS, SOCIAL MEDIUM, ETC): Bom
DESCRIPTIVE IMAGES OF SCENES OR OBJECTS: Normal
STRUCTURE OF SCENES: Normal
IDIOM AND WRITING: Obra em língua Inglesa. Por toda ela encontrei um texto límpido, uma mensagem clara e um vocabulário intencional: de gíria!!
|
The Choice 90
Sphere |
Nicholas Sparks |
PURPOSE, ORIGINALITY AND GOOD TASTE OF THE FICTION: Obra muito interessante e que responde à pergunta da capa: «How far would you go to keep the hope of love alive?». Um romance muito bem contado e que nos prende a atenção até ao fim. Gostei mais desta obra do que da «Two by Two».
RHYTHM OF THE FICTION OF ITS SCENES AND DIALOGUES: Normal
EMOTIONAL ASPECTS IN THE CHARACTERS AND IN THE READER: Bom
PSYCHOLOGICAL ANALYSIS OF THE CHARACTERS (OR OTHERS HOW EPOCHS, SOCIAL MEDIUM, ETC): Normal
DESCRIPTIVE IMAGES OF SCENES OR OBJECTS: Normal
STRUCTURE OF SCENES: Normal
IDIOM AND WRITING: Obra em língua Inglesa. Por toda ela encontrei um texto límpido, uma mensagem clara e um vocabulário rico. |
The Notebook 91
Sphere |
Nicholas Sparks |
PURPOSE, ORIGINALITY AND GOOD TASTE OF THE FICTION: Na primeira metade da obra o autor relata o namoro e o casamento do casal. Na segunda metade o autor relata esse mesmo casal já num lar de idosos e como a chama da paixão se mantém sempre viva.
RHYTHM OF THE FICTION OF ITS SCENES AND DIALOGUES: Normal
EMOTIONAL ASPECTS IN THE CHARACTERS AND IN THE READER: Bom
PSYCHOLOGICAL ANALYSIS OF THE CHARACTERS (OR OTHERS HOW EPOCHS, SOCIAL MEDIUM, ETC): Normal
DESCRIPTIVE IMAGES OF SCENES OR OBJECTS: Normal
STRUCTURE OF SCENES: Normal
IDIOM AND WRITING: Obra em língua Inglesa. Por toda ela encontrei um texto límpido, uma mensagem clara e um vocabulário rico. |
Message in a Bottle
(As Palavras que Nunca te Direi)
92
Grand Central Publishing |
Nicholas Sparks |
PURPOSE, ORIGINALITY AND GOOD TASTE OF THE FICTION: Esta obra conta-nos a História de Theresa e Garrett. Um romance muito bonito e interessante.
RHYTHM OF THE FICTION OF ITS SCENES AND DIALOGUES: Normal
EMOTIONAL ASPECTS IN THE CHARACTERS AND IN THE READER: Normal
PSYCHOLOGICAL ANALYSIS OF THE CHARACTERS (OR OTHERS HOW EPOCHS, SOCIAL MEDIUM, ETC): Normal
DESCRIPTIVE IMAGES OF SCENES OR OBJECTS: Normal
STRUCTURE OF SCENES: Normal
IDIOM AND WRITING: Obra em língua Inglesa. Por toda ela encontrei um texto límpido, uma mensagem clara e um vocabulário rico. |
The Wedding
93
Grand Central Publishing |
Nicholas Sparks |
PURPOSE, ORIGINALITY AND GOOD TASTE OF THE FICTION: Esta obra fala-nos de problemas familiares comuns a todas as famílias. E é precisamente por isso que o autor tem tanto sucesso. Das obras que li até agora quase todas trataram problemas familiares comuns ensinando a resolver esses problemas.
RHYTHM OF THE FICTION OF ITS SCENES AND DIALOGUES: Normal
EMOTIONAL ASPECTS IN THE CHARACTERS AND IN THE READER: Normal
PSYCHOLOGICAL ANALYSIS OF THE CHARACTERS (OR OTHERS HOW EPOCHS, SOCIAL MEDIUM, ETC): Normal
DESCRIPTIVE IMAGES OF SCENES OR OBJECTS: Normal
STRUCTURE OF SCENES: Normal
IDIOM AND WRITING: Obra em língua Inglesa. Por toda ela encontrei um texto límpido, uma mensagem clara e um vocabulário rico. |
A Walk to Remember
94
Sphere |
Nicholas Sparks |
PURPOSE, ORIGINALITY AND GOOD TASTE OF THE FICTION: Espantoso e Inacreditável ! ! A primeira metade desta obra é muito parecida à obra «The Catcher in the Rye» de J. D. Salinger. Assim, temos um rapaz de 17 anos de idade a descrever a história da sua vida com as traquinices próprias da idade e o modo de falar de um jovem Americano. Muito bonito e muito interessante. A segunda metade desta obra já nos mostra, um pouco, a maneira habitual de escrever de Sparks, isto é: o romance de amor e a tragédia no fim da obra.
UMA OBRA PARA VOLTAR A LER.
RHYTHM OF THE FICTION OF ITS SCENES AND DIALOGUES: Normal
EMOTIONAL ASPECTS IN THE CHARACTERS AND IN THE READER: Normal
PSYCHOLOGICAL ANALYSIS OF THE CHARACTERS (OR OTHERS HOW EPOCHS, SOCIAL MEDIUM, ETC): Normal
DESCRIPTIVE IMAGES OF SCENES OR OBJECTS: Normal
STRUCTURE OF SCENES: Normal
IDIOM AND WRITING: Obra em língua Inglesa. Por toda ela encontrei um texto límpido, uma mensagem clara e um vocabulário rico. |
Moby Dick
95 |
Herman Melville |
PURPOSE, ORIGINALITY AND GOOD TASTE OF THE FICTION: Uma obra original. Original nas palavras usadas pelo autor, original na construção das frases e original nas ideias transmitidas pelo autor Herman Melville.
RHYTHM OF THE FICTION OF ITS SCENES AND DIALOGUES: Normal
EMOTIONAL ASPECTS IN THE CHARACTERS AND IN THE READER: Normal
PSYCHOLOGICAL ANALYSIS OF THE CHARACTERS (OR OTHERS HOW EPOCHS, SOCIAL MEDIUM, ETC): Normal
DESCRIPTIVE IMAGES OF SCENES OR OBJECTS: Normal
STRUCTURE OF SCENES: Normal
IDIOM AND WRITING: Obra em língua Inglesa.
|
True Believer
96 |
Nicholas Sparks |
PURPOSE, ORIGINALITY AND GOOD TASTE OF THE FICTION: Esta obra conta-nos uma história muito interessante que nos prende a atenção do princípio ao fim.
RHYTHM OF THE FICTION OF ITS SCENES AND DIALOGUES: Normal
EMOTIONAL ASPECTS IN THE CHARACTERS AND IN THE READER: Normal
PSYCHOLOGICAL ANALYSIS OF THE CHARACTERS (OR OTHERS HOW EPOCHS, SOCIAL MEDIUM, ETC): Normal
DESCRIPTIVE IMAGES OF SCENES OR OBJECTS: Normal
STRUCTURE OF SCENES: Normal
IDIOM AND WRITING: Obra em língua Inglesa. Por toda ela encontrei um texto límpido, uma mensagem clara e um vocabulário rico. |
The Torrents of Spring
97 |
Ernest Hemingway |
PURPOSE, ORIGINALITY AND GOOD TASTE OF THE FICTION: Uma obra, em tudo, original e, também, uma crítica velada à sociedade.
RHYTHM OF THE FICTION OF ITS SCENES AND DIALOGUES: Normal
EMOTIONAL ASPECTS IN THE CHARACTERS AND IN THE READER: Normal
PSYCHOLOGICAL ANALYSIS OF THE CHARACTERS (OR OTHERS HOW EPOCHS, SOCIAL MEDIUM, ETC): Normal
DESCRIPTIVE IMAGES OF SCENES OR OBJECTS: Normal
STRUCTURE OF SCENES: Normal
IDIOM AND WRITING: Obra em língua Inglesa. Por toda ela encontrei um texto límpido, uma mensagem clara e um vocabulário rico. |
Sob um Fundo Azul
ISBN 978-989-8910-92-9
Editora Artelogy www.artelogy.com
98 |
Luísa Brown |
PURPOSE, ORIGINALITY AND GOOD TASTE OF THE FICTION: Toda a obra está escrita de um modo moderno e a partir do meio da obra comecei a ficar fascinado e no fim assombrado pois é algo escrito de uma maneira nova mas muito inteligente. Fundamentalmente muito inteligente mas completamente acessível. Por mim os elogios não teriam fim.
RHYTHM OF THE FICTION OF ITS SCENES AND DIALOGUES: Normal
EMOTIONAL ASPECTS IN THE CHARACTERS AND IN THE READER: Normal
PSYCHOLOGICAL ANALYSIS OF THE CHARACTERS (OR OTHERS HOW EPOCHS, SOCIAL MEDIUM, ETC): Bom.
DESCRIPTIVE IMAGES OF SCENES OR OBJECTS: Normal
STRUCTURE OF SCENES: Normal
IDIOM AND WRITING: Obra escrita em Língua Portuguesa por toda ela encontrei um texto límpido, uma mensagem clara, muito inteligente e um vocabulário rico
|
Casamento em Part-Time
ISBN 972-8916-36-1
Editora Papiro
99 |
Luísa Brown |
PURPOSE, ORIGINALITY AND GOOD TASTE OF THE FICTION: Relata os problemas de uma rapariga em relação ao casamento. A obra lê-se com interesse do princípio ao fim e por isso é perfeita.
RHYTHM OF THE FICTION OF ITS SCENES AND DIALOGUES: Normal
EMOTIONAL ASPECTS IN THE CHARACTERS AND IN THE READER: Normal
PSYCHOLOGICAL ANALYSIS OF THE CHARACTERS (OR OTHERS HOW EPOCHS, SOCIAL MEDIUM, ETC): Normal
DESCRIPTIVE IMAGES OF SCENES OR OBJECTS: Normal
STRUCTURE OF SCENES: Normal
IDIOM AND WRITING: Obra escrita em Língua Portuguesa por toda ela encontrei um texto límpido, uma mensagem clara, e um vocabulário rico
|
Mansfield Park
100 |
Jane Austen |
PURPOSE, ORIGINALITY AND GOOD TASTE OF THE FICTION: É uma obra maravilhosa do princípio ao fim. Maravilhosa!!
RHYTHM OF THE FICTION OF ITS SCENES AND DIALOGUES: Normal
EMOTIONAL ASPECTS IN THE CHARACTERS AND IN THE READER: Normal
PSYCHOLOGICAL ANALYSIS OF THE CHARACTERS (OR OTHERS HOW EPOCHS, SOCIAL MEDIUM, ETC): Normal
DESCRIPTIVE IMAGES OF SCENES OR OBJECTS: Normal
STRUCTURE OF SCENES: Normal
IDIOM AND WRITING: Obra em língua Inglesa. Por toda ela encontrei um texto límpido, uma mensagem clara e um vocabulário rico.
|
Ivanhoe
101 |
Sir Walter Scott |
PURPOSE, ORIGINALITY AND GOOD TASTE OF THE FICTION: Uma obra muito agradável de ler. Porém, não posso concordar com tudo o que nela vem expresso. Não concordo, de maneira nenhuma, com as muitas afirmações de que a Ordem dos Templários era corrupta. Muito pelo contrário a Igreja, através de todas as suas Ordens Monásticas foi, sempre, uma fonte de Cultura, Civilização e Progresso. A Igreja Cristã representou, sempre, a UNIDADE de toda a Europa.
Diz-se que «durante os séculos XII e XIII os Templários tiveram um importante papel na criação de um clima de respeito pela erudição e espiritualidade da cultura islâmica, tanto na Europa como na Terra Santa. Eles perceberam o terreno comum que havia entre as camadas mais profundas das civilizações cristã e muçulmana».
O Feudalismo na Europa foi, sempre, um atraso Civilizacional. A Igreja Cristã fomentou a paz e o equilíbrio social, o Feudalismo o desequilíbrio, a guerra e a exploração dos camponeses.
Gostei bastante da defesa que Scott faz dos Judeus. Dizer que gostei bastante é injusto. Adoro todos os (todas as obras) que defendem os Judeus e essa é a parte que não esquecerei desta obra!! O que se diz dos Templários não é verdade e fica por mim esquecido.
RHYTHM OF THE FICTION OF ITS SCENES AND DIALOGUES: Normal
EMOTIONAL ASPECTS IN THE CHARACTERS AND IN THE READER: Normal
PSYCHOLOGICAL ANALYSIS OF THE CHARACTERS (OR OTHERS HOW EPOCHS, SOCIAL MEDIUM, ETC): Normal
DESCRIPTIVE IMAGES OF SCENES OR OBJECTS: Normal
STRUCTURE OF SCENES: Normal
IDIOM AND WRITING: OBRA EM LÍNGUA INGLESA. POR TODA ELA ENCONTREI UM TEXTO LÍMPIDO, UMA MENSAGEM CLARA E UM VOCABULÁRIO RICO.
|
|
|
PURPOSE, ORIGINALITY AND GOOD TASTE OF THE FICTION:
RHYTHM OF THE FICTION OF ITS SCENES AND DIALOGUES:
EMOTIONAL ASPECTS IN THE CHARACTERS AND IN THE READER:
PSYCHOLOGICAL ANALYSIS OF THE CHARACTERS (OR OTHERS HOW EPOCHS, SOCIAL MEDIUM, ETC):
DESCRIPTIVE IMAGES OF SCENES OR OBJECTS:
STRUCTURE OF SCENES:
IDIOM AND WRITING: |
|
|
PURPOSE, ORIGINALITY AND GOOD TASTE OF THE FICTION:
RHYTHM OF THE FICTION OF ITS SCENES AND DIALOGUES:
EMOTIONAL ASPECTS IN THE CHARACTERS AND IN THE READER:
PSYCHOLOGICAL ANALYSIS OF THE CHARACTERS (OR OTHERS HOW EPOCHS, SOCIAL MEDIUM, ETC):
DESCRIPTIVE IMAGES OF SCENES OR OBJECTS:
STRUCTURE OF SCENES:
IDIOM AND WRITING: |
|
|
|
|
|
|
|
|
|