Os Ditongos da Língua Inglesa

(Ditongo – reunião de duas vogais que se pronunciam numa só emissão de voz)

 

 

Sabendo pronunciar as vogais, os ditongos não apresentam grande dificuldade.

 

Vamos descrevê-los começando pelos ditongos fechados – (ei)(ei) e (ou)(ou) -, passando para os abertos – (ai)(ai), (au)(au) e (#i)(oi) – e terminando nos chamados ditongos centralizados.

(…fechado – som vocálico produzido com um grande estreitamento da cavidade bucal devido à posição elevada da língua em direção ao palato/céu da boca) (…aberto – som vocálico produzido quando a língua está numa posição baixa relativamente ao palato/céu da boca) (…centralizado – ver ditongos centralizados adiante)

 

Esta nomenclatura filia-se/liga-se a na posição da boca para a pronúncia de cada um. A abertura da cavidade bucal é estreita para os ditongos fechados e larga para os ditongos abertos. Os ditongos centralizados chamam-se assim porque o seu segundo elemento é uma vogal neutra central (E)(ə).

 

 

Ditongo (ei) (ei) – É composto dos sons (e)(e) e (i)(i). Não é bem igual ao nosso ditongo «ei»; é mais fechado. Corresponde geralmente às letras «a» ou «ai», mas há exceções.

 

Ex.:

 

play (plei)(plei); date (deit)(deit); pain (pein)(pein); game (geim)(geim)

 

 

 

 

 

Ditongo (ou) (ou) – Este é talvez o ditongo de mais difícil pronúncia para nós. Não se pronuncia como o nosso ditongo «ou». O primeiro elemento é uma vogal entre o nosso «o» fechado e o som (E)(ə) (vogal inglesa nº 12). (A curva da língua observa-se entre o centro e a parte posterior). O segundo elemento é a vogal (u)(u). Trata-se de um ditongo fechado. Corresponde geralmente às letras «o» ou «ow», mas há exceções.

 

Ex.:

 

no (nou)(nou); so (sou)(sou); going (´gouiN)(´gouiŋ); grow (grou)(grou)

 

 

 

 

 

Ditongo (ai) (ai) – Este ditongo é muito parecido com a pronúncia do nosso ditongo «ai», mas o primeiro elemento é talvez um «a» mais palatal do que o nosso (a curva da língua é mais anterior). Trata-se de um ditongo aberto. Corresponde geralmente à letra «i», mas há exceções.

 

Ex.:

 

high (hai)(hai); mine (main)(main); by (bai)(bai); neither (´naiðE)(´naiðə)

 

 

 

 

Ditongo (au) (au) – É também parecido com a pronúncia do nosso ditongo «au», mas o seu primeiro elemento é um «a» mais palatal do que o nosso (a curva da língua observa-se entre a ponta e o centro). É um ditongo aberto. Corresponde geralmente às letras «ou» ou «ow»

 

Ex.:

 

how (hau)(hau); house (haus)(haus); mouse (maus)(maus); cow (kau)(kau)

 

 

 

 

Ditongo (#i) (oi) – Este ditongo pronuncia-se como o «oi» da nossa palavra «bóina». É aberto. Corresponde geralmente a «oi» e «oy»

 

Ex.:

 

boy (b#i)(boi); noise (n#iz)(noiz); toy (t#i)(toi); oil (#il)(oil)

 

 

 

 

Ditongos Centralizados

 

Na pronúncia dos ditongos que se seguem – cujo segundo elemento é a vogal neutra central (E) (ə) – a curva da língua para o primeiro elemento observa-se na parte anterior (iE, eE)(iə, eə), ou posterior (#E, uE)(oə, uə) e desliza para o centro quando se pronuncia o segundo elemento.

 

A pronúncia destes ditongos requer certa prática porque nós, portugueses, não estamos habituados a ligar rápidamente duas vogais como (i)(i) e (E)(ə), (u)(u) e (E)(ə), etc. Os nossos ditongos terminam em «i» ou «u». Em palavras como «Maria» e «tua», faz-se uma pequena pausa entre a penúltima vogal e o «a» final, não se produzindo ditongo. Em inglês, tal pausa não se faz em casos semelhantes.

 

Exemplos:

 

Ditongo (iE) (iə) – here (hiE)(hiə), dear (diE)(diə), deer (diE)(diə), pier (piE)(piə), idea (ai´diE)(ai´diə)

 

 –x–

 

Ditongo (3E) (εə)(eə) – chair (t13E)(teə), there (ð3E)(ðεə), dare (d3E)(ðeə), wear (w3E)(weə)

 

 

Nota : O primeiro elemento deste ditongo é um «e» aberto como o nosso «e» com acento agudo. O símbolo fonético (3)(ε) só se emprega neste ditongo.

 

 –x–

 

Ditongo (#E) (oə) – four (f#E)(foə), door (d#E)(doə), more (m#E)(moə), floor (fl#E)(floə)

 

 

Nota: Estas palavras e outras semelhantes podem ser pronunciadas de maneira diferente: em lugar do ditongo, ocorre também a vogal longa (#:)(o:). Existem, portanto, a par destas, as formas (f#:)(fo:), (d#:)(do:), (m#:)(mo:), (fl#:)(flo:).

 

–x– 

 

Ditongo (uE) (uə) – poor (puE)(puə), sure (1uE)(uə), tour (tuE)(tuə)

 

 

Nota: É considerada igualmente correta a pronúncia (p#:)(po:), (1#:)(o:), (t#:)(to:), isto é, muitos ingleses empregam a vogal longa (#:) (o:) em vez do ditongo.

 

 –x–

 

Conclusão geral quanto à ortografia destes ditongos:

Examinando os exemplos, verifica-se que a produção dos ditongos centralizados é, geralmente, devida à presença de um «r» no fim de uma palavra ou antes de «e» final (excetua-se «idea»)

 

 

 

 

Tritongos

 

Os ditongos (ei)(ei), (ai)(ai), (au)(au) podem combinar-se com o som (E)(ə), formando os chamados tritongos – (eiE)(eiə), (aiE)(aiə), (auE)(auə). Geralmente o segundo elemento dos ditongos abrevia-se, tornando-se por vezes quase impercetível.

 

Exemplos:

 

 

Tritongo (eiE) (eiə) – gayer (´geiE)(´geiə), sayer (´seiE)(´seiə), greyer (´greiE)(´greiə), player (´pleiE)(´pleiə)

 

 

Nota: Muitos ingleses simplificam estes tritongos em ditongos, dizendo (g3E)(geə), (s3E)(seə), (gr3E)(greə), (pl3E)(pleə).

 

Tritongo (aiE) (aiə) – hire (haiE)(haiə), choir (´kwaiE)(´kwaiə), higher (´haiE)(´haiə), tired (´taiEd)(´taiəd)

 

Tritongo (auE) (auə) – hour (´auE)(´auə), power (´pauE)(´pauə), flower (´flauE)(´flauə), tower (´tauE)(´tauə)

 

 

Nota: Aqui, a redução do som (u) (u) nunca chega a ser tão completa como a redução do som (i) (i), nos tritongos acima mencionados. Convém, no entanto, não pronunciar o som médio com muita clareza (como é nossa tendência) e, para este efeito, devemos fazer por não arredondar muito os lábios na mudança do som (a)(a) para o som (u)(u).

 

 

 

 

Quadro dos sons consonânticos e semivocálicos da língua inglesa

 

Quanto ao ponto de articulação podem ser: labiais, bilabiais, labiodentais, linguodentais, alveolares (alveolar, quer dizer, a ponta da língua coloca-se mais acima de encontro aos alvéolos, ou seja, em terminologia fonética, a parte posterior das gengivas), palatais (palatal/céu da boca), velares (velar – som produzido pelo contacto da parte posterior da língua com o céu-da-boca/abóbada palatina/véu palatino), guturais (Gutural – que sai da garganta)

 

Quanto ao modo de articulação podem ser: oclusivas

(oclusiva – consoante produzida através do fechamento momentâneo da cavidade bucal num determinado ponto), fricativas (consoante em que o som possui fricção devido ao estreitamento da garganta), oclusivas nasais (oclusiva – consoante produzida através do fechamento momentâneo da cavidade bucal num determinado ponto), fricativa nasal, laterais (som produzido quando o ar expirado passa pelos dois lados da cavidade bucal dado a língua estar encostada ao palato ou aos dentes), semivogais (semivogal - som intermédio entre a consoante e a vogal)

 

QUADRO - TABELA - LISTA

    LABIAIS  LINGUODENTAIS

 

ALVEOLARES

  

PALATAIS

  

VELARES

 

GUTURAIS

 

  BILABIAIS  LABIODENTAIS
OCLUSIVAS p, b*     t, d*   k, g*  
FRICATIVAS   f, v* θ, ð* s, z*, , [*, r*     h
OCLUSIVAS NASAIS m*     n*      
FRICATIVA NASAL           ŋ*  
LATERAIS       l*   l*  
SEMIVOGAIS w*       j*    

[* - З*

 

Comentário: Os sinais marcados com asterisco são consoantes sonoras; os que não têm asterisco são consoantes surdas.

 

O símbolo «|» refere-se a | velar - cujo ponto de articulação é na parte posterior do palato - mas, geralmente, os livros não fazem distinção entre este e o | alveolar; ambos costumam ser representados pelo símbolo (l).

 

Os dígrafos (t1)(t) e (d[)(dЗ) não figuram neste quadro por representarem sons compostos (dígrafo - conjunto de duas letras que representam um único som).

 

 

Exemplos de como se interpreta este quadro:

 

O som ([)(З) é uma fricativa sonora alveolar

O som (p) (p) é uma oclusiva surda bilabial

etc.

 

 

 

 

Quadro dos sons vocálicos da língua inglesa

 

Quanto ao ponto de articulação podem ser: anteriores (som vocálico produzido através da elevação da língua na parte da frente da cavidade bucal em direcção ao palato/céu da boca),

centrais

(som vocálico produzido com a parte do centro da língua que se aproxima da região palatal)

e posteriores

(som vocálico produzido através da elevação da língua na parte de trás da cavidade bucal, aproximando-a do véu palatino)

(véu palatino órgão musculomembranoso, móvel, situado atrás da abóbada palatina)

 

 

 

Quanto ao modo de articulação podem ser: fechados

(som vocálico produzido com um grande estreitamento da cavidade bucal devido à posição elevada da língua em direcção ao palato),

semifechados

(som vocálico produzido com a língua levantada em direcção ao palato e com a boca parcialmente fechada),

semiabertos

(som vocálico produzido quando a língua está um pouco elevada em direcção ao palato e a boca está meio aberta),

e abertos

(som vocálico produzido quando a língua está numa posição baixa relativamente ao palato)

 

 

QUADRO - TABELA - LISTA

  ANTERIORES CENTRAIS POSTERIORES
FECHADOS i: , i   u: , u
SEMIFECHADOS e ə: , ə  
SEMIABERTOS ε* , æ   o:
ABERTOS   Λ α: , o

 

 

Comentário: Os termos anterior, central e posterior referem-se ao ponto em que as vogais são articuladas na cavidade bucal, partindo da frente para trás (no sentido dos dentes para a garganta).

 

 

Os termos fechados, semifechados, semiabertos, abertos estão relacionados com a grande abertura da cavidade bucal. À primeira vista, parece que semifechado deve ser o mesmo que semiaberto, mas os foneticistas ingleses mantêm os dois termos («half-closed», «half-open») para distinguir entre as vogais de abertura média que mais se aproximam das fechadas e aquelas que se aproximam mais das abertas.

 

 

O símbolo marcado com o asterisco (3*)(ε*) só ocorre no ditongo (3E)(εə).

 

 

As vogais longas estão seguidas do sinal correspondente (:) . As restantes são breves.

 

(Por corrigir)